11 de agosto de 2009

Biografia


ANITA FRANCISCA DE SOUSA SOBRAL

Anita Francisca de Souza Sobral, brasileira, natural de ITAMBACURI-MG onde reside e vem prestando serviços com seus trabalhos artísticos a sua comunidade e a outras que á procuram no campo artístico, em setores sociais, políticos e religiosos.
Professora aposentada fez vários cursos de artes. Em 1962 foi contemplada com uma bolsa de estudo para o curso de formação de professores de Artes industriais através de seleção no SOSP na cidade de Belo Horizonte, onde alcançou o primeiro lugar entre os demais professores candidatos.
Fez o referido curso no Rio de Janeiro pelo MEC (Ministério de educação e cultura) e INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos) cujo certificado é registrado na secretária de Educação em Belo Horizonte. Antes, a professora já lecionava por vários anos aulas de Desenho no Colégio de sua cidade e cidades vizinhas. Após o curso, continuou com suas aulas de Educação Artística na Escola Estadual “Prof. José Vicente de Mendonça” de sua cidade, onde se aposentou. Desde criança é dedicada ao Desenho e Pintura. Sempre participou ativamente de movimentos culturais e Artísticos: MOCUJOI (Movimento cultural jovem de Itambacuri) cujo emblema é de sua autoria, Associação dos Artesões de Teófilo Otoni, feira da PAZ, feiras de Artes etc. Suas exposições sempre marcaram presença nas datas festivas por onde sempre foi convidada. Participou também de várias mostras culturais e artísticas, individuais e coletivas.
No palácio das Artes em Belo Horizonte, por ocasião das festividades comemorativas de Santos Dumont, e outras.
· Em 1970- Mostra coletiva no MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES no Rio de Janeiro.
· Em 1971 á 1982- Participação das festividades de Itambacuri com mostras individuais.
· Em 1983- Participação no concurso “MINAS MULHER” com a monografia completa de CLARA NUNES, incluindo um quadro do busto da cantora realizado pela “AMIGAS DA CULTURA” de Belo Horizonte. Participação na 1º Feira artesanal do Nordeste Mineiro, realizada em Teófilo Otoni.
· Em 1985 - Participação no 2º Salão de Artes Plásticas de Governador Valadares.
· Em 1986 - Participação na 1º Bienal Nacional de Artes Místicas em Governador Valadares.
· Em 1986 - Participação no 9º Salão de Artes Plásticas no Palácio das Artes em BH.
·Em 1987 - participação da 1º amostra de Arte do Capítulo ROSA-CRUZ em GOV. VALADARES.
· EM 1988 – Exposição de suas telas em Machacalis (1º Festa cultural) na cidade em praça pública á convite da PREFEITURA em comemoração a 34 anos da cidade.
· Em 1990 – Participação na 3º Bienal Nacional de Artes Mística em Gov. Valadares.
· Em 1991 – Participação em uma exposição coletiva no SIAPEMG (Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Estado de Minas Gerais.)
· Em 1992 – Exposição no Banco do Brasil em Belo Horizonte.
· Em 1994 – Exposição individual de suas telas a óleo no salão da Câmara Municipal de Itambacuri com cobertura ao evento pelo jornal ESTADO DE MINAS datado dia 13-08-94 e o JORNAL CRISTAL de Teófilo Otoni.
· Em 1995 – Exposição individual na GALERIA MONHANGARA no Palácio das Artes com apoio da FUNSEC em Governador Valadares.
· Em 1996-1997-1998- 1999 – Exposição em ITAMBACURI todas as exposições individuais.
· Em 2000 – Exposição na Câmara Municipal na ocasião da festa da Padroeira NOSSA SENHORA DOS ANJOS da cidade.
· Em 2001 – Exposições anuais e coletivas em ocasiões diversas, na Câmara Municipal na festa culturais pelo MOCUJOI, etc.
· Em 2005 – Exposições de telões na Escola Municipal “ZELIA DE CAMPOS NEVES” por ocasião do desenvolvimento do projeto: A EXPRESSÃO POR MEIO DA ARTE realizada na escola.
· Em 2006 – Restauração da imagem de NOSSA SENHORA DOS ANJOS do altar do Santuário.
· Em 2007- Pintura do painel na parede da Capela do Santíssimo na Igreja Sagrado Colaboração de Jesus em Itambacuri.
· Em 2008 – Pintura do painel na parede do Presbitério da igreja matriz.
· Em 2008 – Exposição coletiva na inauguração da CASA DA CULTURA.
· Em 2009 – Pinturas do painel para abertura das comemorações da semana do museu no convento
NOSSA SENHORA DOS ANJOS dos frades Capuchinhos de Itambacuri e exposições de telas por ocasião do IDENE .(Programa de Combate a Pobreza Rural).
Além de exposições de seus trabalhos, a artista plástica Anita Francisca de Sousa Sobral ministra aulas de desenho e pintura, com técnicas clássicas e modernas, restaurações, cursos de artes etc., e usando de sua criatividade atende sempre as necessidades de sua comunidade e regiões.
Foi regente do CORAL "REGINA PACIS" de ITAMBACURI durante muitos anos.
ANITA FRANCISCA DE SOUZA SOBRAL, essa pessoa de singular , simplicidade mesmo conhecndo a arte moderna e abstra, desenvolve por preferência a arte clássica.
Sabe conduzir com mdernidade de forma sutil a sua arte, para que os apreciadores possam viajar em suas telas que retratam beleza e suavidadeem as cores do uiverso criado por Deus.
Em muito bem agradecer a Deus pelo dom recebido, mas em muito devem agradecê-la por conseguir demostrar tanta garra e força para driblar os obstáculos que a vida lhe impôs.

Itambacuri, 31 de julho de 2009.




glitter-graphics.com

2 comentários:

  1. Ficou legal, para quem gosta do conteúdo melhor ainda.Essa é minha tia uma artísta e tanto, gente fina que eu gosto muito de coração.Depois tenho que levar um lero com a mana (em OFF) que ajudou na criação do blog.Legal gostei.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou do blog de tia.. fico feliz. Ela também ficou, bjocas

    ResponderExcluir